domingo, 9 de junho de 2013

CULMINÂNCIA DO 1° SUBPROJETO EM PERNAMBUCO CONHECENDO O PASSADO





Quando a porta de uma escola se abre, um mundo de perspectivas se coloca a frente de alunos e profissionais. Ali, o conhecimento é trabalhado, nutrido e multiplicado no intercâmbio das relações. A mútua troca de saberes, apoiada na criatividade, revela a genialidade que, quando posta em prática,possibilitará progressos e avanços no bairro, na cidade e no país. Assim, de tempos em tempos, a alegria de uma nova escola inaugurada é renovada. E aquele instante passa a fazer parte da história do país  e do mundo.
Hoje, nós da Escola Municipal Pernambuco cantamos e contamos como diversos  e importantes acontecimentos emolduraram sua fundação em 1924.
Neste ano,
a Liga das Nações, antecessora da Organização das Nações Unidas, adotou a Declaração dos Direitos da Criança, em Genebra.
Albert Einstein, defensor da paz, escreve , na Alemanha,o livro GUERRA,POR QUE?, com a genial colaboração de Sigmund Freud,pai da psicanálise.
Em Madri, o futuro expoente do Surrealismo, Salvador Dalí, encontra-se estudando na Escola de Belas Artes.
O gênero da ópera passa a ser mais reconhecido mundialmente, tendo Richard Strauss se destacado com a composição de SALOMÉ.
No Brasil, os integrantes do movimento tenentista procuram empreender uma série de revoltas que forçassem a saída do então Presidente Artur Bernardes. Em 5 de julho, tropas de São Paulo tentam um movimento de caráter nacional que, sob o comando de Isidoro Dias Lopes, conseguiu tomar pontos estratégicos da capital. O movimento conseguiu alguns resultados, mas foi-se esvaziando e seus integrantes juntaram-se mais tarde À Coluna Prestes.
(Stella Ferreira)


Para a conclusão desse 1º subprojeto, tivemos o auxílio de vários professores e alunos para a realização de entrevistas com pessoas que já estudaram na E.M. Pernambuco. Cliquem no link abaixo e confiram este trabalho que foi feito com muito carinho!

E.M. PERNAMBUCO: CONHECENDO O PASSADO





Nenhum comentário:

Postar um comentário